Login Form

FAQ's

O que são os cursos profissionais?

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o perfil de cada aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos/UFCDs, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem do aluno.

O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural | Científica | Técnica.
A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual são demonstradas as competências e saberes que o aluno desenvolveu ao longo da formação.

 

Qual a oferta formativa do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado?

Técnico de Informática – Sistemas

Técnico de Multimédia

Técnico de Organização de Eventos

Artes do Espetáculo/Intérprete/Ator/Atriz.

 

Qual a duração dos cursos profissionais?

3 anos letivos.

 

Como posso ingressar num curso profissional?

Nos Serviços Administrativos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

 

Qual é a idade máxima para frequentar um curso profissional?

Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

 

Que habilitações tenho de ter para frequentar um curso profissional?

9º ano de escolaridade.

 

Se já tiver concluído o 12º ano posso matricular-me num curso do Ensino Profissional?

Não. Não é possível frequentar um Curso Profissional, tendo já concluído o 12º ano.

 

Um aluno que tenha frequentado um curso científico-humanístico do ensino secundário e pretenda mudar para um curso profissional tem equivalências?

Sim. As equivalências são atribuídas às disciplinas análogas.

 

Já decidi frequentar um Curso Profissional, mas tenho dúvidas qual. Como posso esclarecer estas dúvidas?

Podes entrar em contacto com os Serviços Administrativos que facultarão toda a informação necessária através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Estar inscrito num Curso Profissional confere direito a subsídios?

Ser aluno de um Curso Profissional dá direito a Subsídio de Alimentação, Subsídio de Transporte, Bolsa de Material Escolar e Bolsa de Profissionalização na Formação em Contexto de Trabalho.

 

Se estiver inscrito num curso estou abrangido por algum seguro?

Sim, pelo Seguro Escolar.

 

Que certificação têm os Cursos Profissionais?

Dupla Certificação: Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV.

 

Posso candidatar-me à universidade após a conclusão de um Curso Profissional?

Sim, a conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos num curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao Ensino Superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

 

Que exames tenho de fazer?

Os exames de acesso ao ensino superior variam de acordo com o curso pretendido.

 

O que é a estrutura modular?

Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos ou UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) que permitem uma maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem na sala de aula.

 

Para além das atividades letivas, em que projetos poderei participar?

Para além das atividades letivas regulares podes participar ao longo do ano em diversas iniciativas promovidas pelo curso que enriquecem a tua formação enquanto cidadão e profissional.

 

O que é a FCT? Qual a duração?

A Formação em Contexto de Trabalho é a componente curricular desenvolvida diretamente nas empresas/instituições, é cumprida nos 2º e 3 º anos do curso e tem uma duração de 602 horas.

 

Como são colocados os alunos em FCT?

As entidades de acolhimento da FCT manifestam o seu interesse em receber estagiários ou os Diretores de Curso estabelecem contactos com entidades parceiras.

 

Que condições são necessárias para a realização da FCT?

Um aluno só pode frequentar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) se até ao momento desta se iniciar, tiver 85% dos módulos concluídos.

 

O que é a PAP?

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto desenvolvido ao longo do 3º e último ano do curso, na qual o aluno demonstra as competências adquiridas ao longo da formação.

 

Como é que se desenvolve a PAP?

A PAP, cujo tema deve ser submetido à apreciação do Diretor de Curso, é desenvolvida sob orientação de um professor acompanhante e defendido perante um júri composto por elementos internos e externos à Escola.

 

Em que condições um aluno pode desenvolver a PAP?

Um aluno só pode realizar a PAP, se até ao momento de esta ser apresentada, tiver 90 % dos módulos concluídos.

 

Como é feita a avaliação modular?

Todas as disciplinas dispõem de critérios de avaliação que são divulgados aos alunos e Encarregados de Educação no início do ano letivo.

 

Se um aluno de um Curso Profissional não realizar um determinado módulo de uma disciplina, pode continuar a frequentar e obter aprovação nos módulos seguintes dessa disciplina?

Sim, o aluno pode frequentar módulos mais avançados sem a capitalização de módulos anteriores.

Se concluído o ano letivo, o aluno persistir com módulos em atraso, pode requerer a sua realização através da avaliação extraordinária.

 

Se não obtiver aprovação numa disciplina à primeira tentativa, que modalidades de recuperação existem?

Em caso de insucesso na frequência de um módulo, que ocorre sempre que o aluno obtenha uma classificação inferior a 10 valores, o professor marca com o aluno uma data para realização da recuperação do módulo, que não deve exceder os 10 dias úteis letivos após a conclusão do módulo. Caso o aluno reprove novamente, poderá efetuar o módulo através de avaliações extraordinárias.

 

Qual o limite de faltas nos cursos profissionais?

Relativamente às faltas dos alunos, a assiduidade do aluno não pode ser inferior a 90 % da carga horária de cada disciplina nas componentes de formação sociocultural e científica. A assiduidade do aluno não pode ser inferior a 90 % da carga horária do conjunto das UFCD da componente de formação técnica. A assiduidade do aluno, na FCT, não pode ser inferior a 95% da carga horária prevista.

 

Se ultrapassar o limite de faltas como posso recuperar?

No caso de o aluno ultrapassar o limite de faltas justificadas, a Escola assegura o desenvolvimento de mecanismos de recuperação tendo em vista o cumprimento dos objetivos de aprendizagem.

 

Depois de acabar o curso, existe acompanhamento aos diplomados?

O Gabinete de Acompanhamento do Aluno acompanha a situação profissional dos diplomados nos 2 anos letivos seguintes à conclusão do curso e promove o seu encaminhamento para prosseguimento de estudos ou inserção no mercado de trabalho.

 

Como é que a escola se articula com os Encarregados de Educação dos alunos?

O contacto entre a Escola e os Encarregados de Educação é feito pelo Diretor de Turma no horário de atendimento e nas reuniões trimestrais.

 

Quais os direitos e deveres dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado?

Podes consultar os direitos e deveres do aluno no Regulamento Interno e no Regulamento dos Cursos Profissionais.

 

Contactos

Praceta Bento de Jesus Caraça

2000-201 Santarém

243 309 650

Correio GERAL - aedgm@ae-ginestalmachado.pt

Correio SECRETARIA - secalunos@ae-ginestalmachado.pt

Código: 170653 | QZP 6