Login Form

Informação Relativa a Exames

As inscrições para a realização de provas e exames do ensino secundário, no ano letivo 2021/2022, efetuam-se através da plataforma PIEPE (Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames), no endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt

Prazo de inscrição para a 1.ª fase: 25 de março a 04 de abril

Prazo de inscrição para a 2.ª fase: 19 a 20 de julho

A realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência está condicionada à satisfação de condições fixadas nos diplomas legais aplicáveis e no Regulamento, publicados nesta página.

Os alunos do ensino secundário devem inscrever-se para a realização de exames finais nacionais quando pretendam:

a) Realizar exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso;

b) Realizar provas de equivalência à frequência, para aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta;

c) Realizar provas a nível de escola para aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário (em substituição dos exames finais nacionais);

d) Realizar exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência para melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.

Alerta-se os alunos e os encarregados de educação para a importância de não procederem à inscrição nos últimos dias para que se evite qualquer constrangimento.

A Ficha ENES 2022 é um documento necessário para a candidatura ao ensino superior e contém informação sobre as provas de ingresso válidas, bem como sobre a conclusão e classificação do ensino secundário para várias fases de acesso e pode ser requerida

pelos alunos na escola onde realizaram os exames finais nacionais, em data posterior à da afixação das pautas com os resultados dos exames.

Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, preenchendo apenas o campo “Pedido de Ficha ENES”, para efeitos de emissão de Ficha ENES 2022, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.

Qualquer questão relacionada com o processo de inscrição deverá ser efetuada, preferencialmente, à respetiva escola através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

DOCUMENTAÇÃO relativa ao processo de avaliação externa de 2022

- Despacho Normativo n.º 7-A/2022 - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022.

- Decreto-Lei n.º 27-B/2022 - Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior.

- Norma 01/JNE/2022 - Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

- Guia para aplicação de adaptações na realização de provas e exames.

- FAQ’S PIEPE-INSCRIÇÕES 2022.

- Guia Geral de Exames 2022.

- Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho - Calendário de Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário.

- Deliberação n.º 380/2022 – Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior 2022-2023.

Contactos

Praceta Bento de Jesus Caraça

2000-201 Santarém

243 309 650

Correio GERAL - aedgm@ae-ginestalmachado.pt

Correio SECRETARIA - secalunos@ae-ginestalmachado.pt

Recrutamento - recrutamento@ae-ginestalmachado.pt

Código: 170653 | QZP 6