Agrupamento Dr. Ginestal Machado recebe os parceiros do Projeto Erasmus +, HOPE

A Escola Secundária Dr. Ginestal Machado recebeu as equipas parceiras do Projeto Erasmus+, HOPE - Healthy Outcomes for Probiotic Education, que tem como objectivo, para além da cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, educar/sensibilizar a Comunidade ( Escola e Famílias ) para a alimentação saudável.
Pode ser uma imagem de comida, interiores e textoEste projeto colaborativo conta com a participação de seis escolas de países europeus (Espanha, Itália, Portugal, Roménia, Turquia e Finlandia), nomeadamente Instituto ES DA Proba do Caraminal, Istituto d'Istruzione Superiore Fortunato Fedele, Scoala Gimnaziala Mircea Eliade, Scoala Gimnaziala Mircea Eliade e Kuru Yhtenaiskoulu. Neste encontro em Santarém, não esteve presente a equipa filandesa.

Para alcançar os objetivos do projeto foram definidos 6 encontros presenciais, um em cada país participante.
O primeiro desses encontros foi agora realizado em Santarém.
As equipas do projeto (2 professores e quatro alunos de cada projeto e a equipa portuguesa de 4 professores e 18 alunos) cumpriram as atividades definidas na Agenda elaborada pela equipa portuguesa, de forma a cumprir os objetivos definidos na candidatura deste projeto. Depois de um ano sem possibilidade de participar em mobilidades físicas, as escolas envolvidas, cumprindo o Plano de Contingência da Escola anfitirã do encontro, propocionaram aos alunos do 11º ano selecionados para o projeto a troca de conhecimentos e competências que lhes permitissem fazer escolhas de nutrição saudável e diminuir o consumo de fast food; desenvolver o conhecimento dos Sistemas gastrointestinal e imunitário; desenvolver o seu conhecimento sobre alimentos probióticos e o seu impacto; desenvolver a capacidade de interpretar/ valorizar os rótulos de embalagens de produtos alimentares; desenvolver as STEM e desenvolver a autonomia, a tolerância, a responsabilidade e o domínio da língua inglesa.
A equipa de professores portugueses envolvidos são: Prof.ª Cristina Ferreira Silva (Coordenadora), Prof.ª Maria Aranha, Prof.ª Margarida Cerejo, Prof. Adérito Marques.
Este encontro Internacional teve ainda o apoio incondicional da Direção do Agrupamento, do Curso Profissional de Organização de Eventos (Responsáveis: Professoras Emília Rodrigues, Ana Fidalgo e Isabel Cordeiro), da Autarquia de Santarém (Vice-Presidente, Inês Barroso), funcionários da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado alunos e Encarregados de Educação.Pode ser uma imagem de 10 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre