No âmbito do projeto de intervenção aprovado em 2019 e do projeto educativo aprovado em 2020, o Agrupamento escolar Ginestal Machado, pretende aprofundar as interações com entidades europeias nos anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024, dedicando assim um esforço suplementar na prossecução desse objetivo. Nesse sentido foram propostos a aprovados 9 projetos europeus, que envolverão, 122 alunos e professores portugueses e número idêntico de alunos e professores de diversos países europeus, em cada um dos anos. Os projetos contemplam intercâmbios escolares de uma semana, entre alunos das diferentes escolas, que partilham experiências entre si, envolvendo as respetivas famílias, a formação de professores entre uma e duas semanas e estágios de alunos em empresas, entre duassemanas e dois meses. Participam nestes projetos europeus, alunos e professores de escolas da Polónia, Macedónia do Norte, Roménia, Itália, Espanha, Finlândia, Alemanha, Estónia, Lituânia e Turquia. São envolvidas nas atividades a desenvolver, diversas entidades europeias, num total de 24 escolas, 2 entidades formadoras e 8 empresas. as atividades a desenvolver contemplam desta forma, interações com entidades europeias, todos os meses, durante dois anos. Todo o trabalho em curso decorre de um grande dedicação e disponibilidade de uma equipa de professores, alunos e famílias, que assumiu um projeto europeu com esta dimensão, na convicção de que um melhor conhecimento das diferentes realidades europeias, contribuirá para um aprofundar das relações entre diferentes povos e diferentes culturas, que se completam e que no seu todo podem fazer a diferença num mundo em paz, pelo qual todos têm de se esforçar. Este trabalho só é possível pelo apoio de diversas outras entidades públicas e privadas. Neste contexto de internacionalização, de interação com outras culturas e de inclusão de diferentes realidades socioculturais, o Agrupamento de escolas Ginestal Machado assume-se como uma entidade escolar, mais diferenciada e inclusiva, frequentada no presente ano letivo por 305 alunos estrangeiros, de 24 nacionalidades diferentes correspondendo a 14,1% da sua população escolar.