Plano Anual de Atividades

O Plano Anual de Atividades do agrupamento de escolas Dr. Ginestal Machado, propõe para este ano letivo, um conjunto diversificado de atividades, num total de 412, 12 clubes e projetos e 8 projetos Erasmus+, que serão desenvolvidas por todos os Departamentos Curriculares, Serviço de Psicologia e Orientação, equipa de Educação para a Cidadania de Escola, Associações de Pais, Biblioteca escolar e restantes estruturas. As atividades propostas visam a promoção dos princípios e valores e a consecução das metas e objetivos definidos no Projeto Educativo do agrupamento. Pretendemos que a formação dos nossos jovens, assente numa Educação que respeite os Direitos Humanos, promova a Cidadania Europeia e defenda o Ambiente, são valores matriciais do agrupamento, a liberdade, a igualdade de direitos, a justiça, a solidariedade, a cooperação, a tolerância e a paz e a defesa do ambiente. Com início no pré-escolar e no 1º ciclo, as atividades do PAA, funcionam como um complemento pedagógico ao trabalho desenvolvido diariamente na sala de aula e têm como principal objetivo a formação integral dos nossos alunos, através da criação de condições para a descoberta de novas capacidades, aptidões e experiências. Neste âmbito cada uma das escolas do 1º ciclo e pré-escolar, têm previstas em média 68 atividade para o presente ano letivo. Estão em funcionamento 12 clubes e projetos em áreas como a ciência, o digital ou a matemática. Temos como oferta o Clube de Ciência Viva para o 3º ciclo, o clube Vamos Cuidar do Planeta e o clube FQ+, que promovem espaços abertos de contacto com a ciência, a experiência laboratorial, a sustentabilidade e a tecnologia. Somos eco-agrupamento, os nossos alunos desenvolvem atividades para o projeto Eco-escolas em todas as escolas do agrupamento. Somos escola associada da Unesco, no Clube do desporto escolar inscrevem-se anualmente mais de 500 alunos, que praticam modalides desportivas como o atletismo, o xadrez, o basquetebol, a natação ou o ténis. Temos diversas parcerias locais, nacionais e internacionais que colaboram para concretizar as atividades do agrupamento. Temos previstas 46 visitas de estudo, no território nacional, 16 mobilidades internacionais inseridas em projetos erasmus+ e formação erasmus+ em Barcelona para professores e alunos. Os 8 projetos erasmus + em funcionamento este ano letivo abordam temas como a robótica, a alimentação saudável, a inclusão, a biodiversidade e a cidadania e abragem alunos do 3º ao 12º ano de escolaridade de diferentes áreas de estudo. Este documento assume-se também como um instrumento de desenvolvimento do currículo, pretendemos com estas propostas, de forma coerente e integradora, obter a motivação dos alunos para as aprendizagens curriculares, aumentando os seus níveis de interesse, apelando à sua participação na vida da escola, estimulando o exercício da criatividade. Sendo o Plano anual de atividades um documento flexível, prevê-se a integração de iniciativas que surjam e que sejam consideradas pertinentes pedagogicamente.

António Pina Braz, Diretor

Cristina Silva, Coordenadora do PAA