Receção aos Alunos e Encarregados de Educação

2º e 3º Ciclos e Secundário

Procedimentos

A receção aos alunos e respetivas famílias implica que continuemos a seguir procedimentos específicos de modo a que se consiga evitar uma elevada concentração de pessoas nos espaços escolares e, dessa forma, possamos acautelar a segurança de todos.

Assim, a receção em cada uma das turmas realizar-se-á por duas vezes, dividindo-se as turmas em dois grupos. O primeiro grupo será constituído por todos os alunos até ao número 12 e o segundo para os alunos acima desse número.

Na receção apenas podem estar presentes o aluno e o Encarregado de Educação, ou na impossibilidade deste último poder comparecer, um dos elementos adulto do respetivo agregado familiar.

A entrada no espaço escolar far-se-á na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, pelo portão que se encontra imediatamente à esquerda da portaria principal e a saída pelo portão nascente (junto ao bar).

Na escola Mem Ramires a entrada e saída far-se-á pelo portão habitual, devendo ser respeitadas as indicações a prestar no momento. A circulação dentro dos edifícios escolares far-se-á sempre pelo lado direito.

Estará disponível álcool gel para lavagem das mãos na entrada de cada uma das salas.

As reuniões terão a duração máxima de 45 minutos por cada grupo de alunos e Encarregados de Educação.

O cumprimento do horário definido é fundamental para que seja possível proceder à higienização das salas antes da entrada do grupo seguinte e, desta forma, não se registem atrasos nos horários das reuniões.

Os assuntos particulares e que digam respeito a questões específicas de cada aluno poderão ser colocadas via email ou por videoconferência, em dia e hora a marcar por cada um dos diretores de turma.

O procedimento descrito no ponto anterior deverá ser a norma durante todo o ano letivo, evitando-se dessa forma a deslocação às escolas, salvo assuntos que careçam de presença obrigatória, como a assinatura de documentos.

As atividades presenciais em sala de aula terão início no dia 20 de setembro de acordo com os horários específicos de cada turma.

Pré e 1º Ciclo

Na receção apenas poderá estar presente o Encarregado de Educação, ou na impossibilidade deste último poder comparecer, um dos elementos adulto do respetivo agregado familiar.

Ao entrarem nas escolas, todos os participantes nestas reuniões terão de usar máscara.  A circulação dentro dos edifícios escolares far-se-á sempre pelo lado direito.

As reuniões terão a duração provável de 60 minutos.

As atividades presenciais em sala de aula terão início no dia 20 de setembro de acordo com o horário estipulado. A receção aos alunos e respetivos encarregados de educação, realiza-se, no dia 17.09.2021, em cada uma das escolas do Agrupamento, de acordo com os seguintes horários:

Pré-Escolar - 09h:00

1º Ano - 10h:00