Comercial
Técnico/a Comercial
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO:Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Perfil Profissional
O que faz?
- Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
-
Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
- Acolher o cliente, identificar as suas necessidades, dar indicações sobre a localização dos produtos e acompanhá-lo quando necessário;
- Apresentar os produtos e/ou serviços, suas características e modos de utilização, indicando e demonstrando, quando necessário, as potencialidades dos mesmos e informar os clientes sobre as condições de venda e serviço pós-venda;
- Aconselhar o cliente na compra, orientando-o na sua escolha e apresentando alternativas ao produto e/ou serviço, quando necessário.
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Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
- Calcular o valor da venda dos produtos e/ou serviços, tendo em conta preços, promoções, descontos, créditos, devoluções e outras condições a aplicar;
- Preencher a documentação relativa ao processo de venda, nomeadamente, recibos, garantias e outros;
- Cobrar a despesa ao cliente procedendo de acordo com diferentes formas de pagamento, nomeadamente, numerário, cartões de crédito e débito, cheques e vales;
- Embalar o produto, acondicionando-o de forma adequada, e entregá-lo ao cliente ou providenciar, sempre que necessário, pelo seu transporte.
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Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
- Proceder à abertura de caixa, contando o dinheiro e outros valores existentes, verificando se o total corresponde ao valor indicado na folha de caixa e providenciando pela existência de trocos;
- Proceder ao fecho de caixa, contando o dinheiro e outros valores e preenchendo a folha de caixa com o apuramento dos resultados.
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Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
- Participar na criação de um ambiente atrativo do estabelecimento, expondo e repondo os produtos e informação sobre os produtos e/ou serviços nas prateleiras e expositores, de acordo com técnicas de exposição que os valorizem, e providenciando pelas condições ambientais adequadas, nomeadamente, de iluminação, temperatura e limpeza;
- Participar no desenvolvimento de ações de animação no ponto de venda, com vista à promoção e divulgação de produtos e/ou serviços.
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Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
- Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário;
- Colocar as etiquetas nos produtos e sempre que necessário, mecanismos de segurança magnética nos mesmos;
- Efetuar o controlo de existências, providenciando pela reposição de faltas;
- Participar na elaboração de inventários.
- Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
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Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
- Garantir os procedimentos para o arquivo da documentação utilizada;
- Elaborar e manter atualizadas as fichas de clientes.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Conhecimentos de língua portuguesa.
- Conhecimentos de língua inglesa adequados à atividade comercial.
- Noções de língua francesa ou outra língua estrangeira adequadas à atividade comercial.
- Conhecimentos sobre o setor do comércio.
- Conhecimentos sobre a atividade e funcionamento comercial das empresas.
- Conhecimentos de organização do trabalho, nomeadamente organização e comunicação na empresa e planificação, adaptação e controlo do trabalho.
- Noções de análise de mercado.
- Conhecimentos de merchandising.
- Conhecimentos de logística, nomeadamente de gestão de stocks e aprovisionamento.
- Conhecimentos de comunicação, promoção e animação do ponto de venda.
- Conhecimentos de atendimento e venda.
- Conhecimentos de segurança, higiene e saúde aplicados à atividade profissional.
- Noções de legislação comercial.
- Noções de legislação laboral.
- Conhecimentos de documentação comercial e preenchimento da documentação relativa ao processo de venda.
- Conhecimentos de informática enquanto utilizador, nomeadamente, de equipamentos e aplicações informáticas específicas da área comercial e de leitura ótica.
- Conhecimentos de operações de caixa.
- Conhecimentos de cálculo comercial.
- Conhecimentos sobre técnicas de argumentação.
- Noções de relacionamento interpessoal nomeadamente as que visam ultrapassar as situações de conflito.
- Conhecimentos sobre os produtos, suas características, finalidades, modos de utilização, especificações e critérios de classificação.
- Conhecimentos sobre manuseamento, armazenamento e conservação de produtos.
Aptidões
- Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade comercial.
- Identificar as características, finalidades, modos de utilização, específicações e critérios de classificação dos produtos e/ou serviços do ramo em que atua.
- Identificar o tipo de cliente e de mercado em que a empresa atua, através de observação direta ou por consulta a várias fontes.
- Utilizar técnicas de recolha de informação sobre a concorrência e sua atuação tendo em vista a análise de mercado.
- Interpretar listagens de produtos e/ou serviços, os respetivos preçários e outra documentação respeitante à atividade comercial.
- Utilizar as técnicas de venda no atendimento de clientes.
- Utilizar as técnicas do serviço pós-venda, nomeadamente as relativas a troca de produtos e a reembolsos.
- Aplicar as operações de cálculo comercial no processamento da venda de produtos e/ou serviços.
- Aplicar as técnicas de merchandising na organização e animação do ponto de venda.
- Identificar os documentos comerciais e utilizar os relativos ao processo de venda.
- Utilizar os equipamentos informáticos e as aplicações específicas da área comercial nomeadamente os de leitura ótica.
- Utilizar os procedimentos relativos às operações de caixa.
- Aplicar as técnicas de controlo de stocks, inventariação e registo de produtos.
- Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua portuguesa.
- Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua inglesa e francesa ou outra língua estrangeira adequadas à atividade comercial.
- Utilizar as técnicas de argumentação no atendimento de clientes.
- Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados.
Atitudes
- Manter organizado o posto de trabalho de forma a responder às solicitações dos clientes.
- Demonstrar disponibilidade e cortesia no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Gerir o tempo em função do fluxo de clientes.
- Adoptar comportamentos assertivos na relação com os públicos.
- Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
- Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados, no exercício da sua função.
- Tomar iniciativa na resolução de problemas.
- Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida.
Disciplina |
Carga horária (triénio) |
Formação Sociocultural |
|
Português |
320 |
Inglês |
220 |
Área Integração |
220 |
TIC |
100 |
Educação Física |
140 |
Formação Científica |
|
Matemática |
300 |
Economia |
200 |
Formação Tecnológica |
|
Comercializar e Vender |
275 |
Organizar e Gerir a Empresa |
275 |
Comunicar no ponto de Venda |
375 |
Comunicar em Francês/Espanhol |
100 |
SubTotal |
2525 |
Formação em Contexto de Trabalho (FCT) |
602 |
Prova de Aptidão Profissional (PAP) |
|
TOTAL |
3127 |