Informação: Procedimentos de Divulgação e Inscrição nas Ações de Formação

Dando sequência ao trabalho efetuado em anos anteriores, o processo de inscrição dos docentes nas ações de formação, é realizado em cada um agrupamentos de escolas associados do Centro de Formação da Lezíria do Tejo (CFLT), que compreende sete agrupamentos, localizados nos municípios de Almeirim, Alpiarça e Santarém, não sendo aceites inscrições submetidas diretamente ao centro de formação.

Cada uma das ações de formação será divulgada oportunamente através dos membros de Secção de Formação de cada um dos agrupamentos de escolas associados, que se encarrega de proceder à recolha e seleção de inscrições, em articulação com o Diretor do Agrupamento de Escolas, tendo em conta o número de vagas existentes para cada um dos agrupamentos e os critérios de seleção devidamente aprovados pela Comissão Pedagógica do CFLT. No caso das ações de capacitação digital, é fundamental ter em consideração o resultado do questionário "check-in" respondido no ano letivo anterior e que permite colocar o docente num dos níveis da formação: nível 1 (A1 ou A2), 2 (B1 ou B2) e 3 (C1 ou C2).

Após o processo de seleção, cada um dos agrupamentos comunica ao CFLT a lista de inscrições (incluindo docentes admitidos e em lista de espera). Os docentes selecionados são informados pelo Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, através de e-mail, com conhecimento ao respetivo Diretor do Agrupamento de Escolas, sendo anexados diversos documentos de apoio à formação (plano da ação, ficha de inscrição, links para preenchimento de questionários, …).

Se, por algum motivo de força maior, um docente selecionado não puder comparecer à formação deve justificar a sua ausência junto do órgão de gestão do seu agrupamento e comunicar tal facto por email ao CFLT. Este procedimento possibilitará selecionar outros docentes (do mesmo agrupamento ou de outros) que tenham ficado em lista de espera para a ação de formação. A desistência injustificada de uma ação de formação para a qual o docente tenha sido selecionado, levará a que esse docente perca a prioridade de inscrição numa ação futura.

A aceitação de docentes de outros agrupamentos localizados fora do território educativo do CFLT para a frequência de ações de formação, far-se-á apenas nas situações em que sobrarem vagas, após colocação de todos os docentes inscritos dos AE do CFLT. Nestas situações, os docentes interessados deverão enviar um mail para endereço apoiopedagogico.cflt@ae-ginestalmachado.pt, referindo qual a ação que pretendem frequentar, bem como o seu grupo de recrutamento e o  agrupamento a que pertencem. Apenas será possível responder a esse pedido cerca de uma semana antes do início da ação de formação.

O Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo

José Luís Avelino