Multimédia
Documento com Referencial de Formação - aqui
Perfil de Saída
Conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.
Atividades Principais
Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.
Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público alvo a atingir.
Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital; Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.
Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.
Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.
Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.
DISCIPLINAS |
1.º ANO |
2.º ANO |
3.º ANO |
TOTAL |
||||||||||||||
Horas de Formação |
Horas de Formação |
Horas de Formação |
Horas de Formação |
|||||||||||||||
Plano Curricular |
Desdobra-mentos |
Total |
FCT |
Plano Curricular |
Desdobra-mentos |
Total |
FCT |
Plano Curricular |
Desdobra-mentos |
Total |
FCT |
Plano Curricular |
Desdobra-mentos |
Total |
FCT |
|||
Português |
Cidadania e Desenvolvimento |
115 |
|
115 |
|
85 |
|
85 |
|
120 |
|
120 |
|
320 |
0 |
320 |
0 |
|
Língua Estrangeira |
115 |
|
115 |
|
105 |
|
105 |
|
0 |
|
0 |
|
220 |
0 |
220 |
0 |
||
Área Integração |
115 |
|
115 |
|
65 |
|
65 |
|
40 |
|
40 |
|
220 |
0 |
220 |
0 |
||
TIC |
100 |
|
100 |
|
0 |
|
0 |
|
0 |
|
0 |
|
100 |
0 |
100 |
0 |
||
Educação Física |
56 |
|
56 |
|
44 |
|
44 |
|
40 |
|
40 |
|
140 |
0 |
140 |
0 |
||
Matemática |
115 |
|
115 |
|
85 |
|
85 |
|
0 |
|
0 |
|
200 |
0 |
200 |
0 |
||
História e cultura das artes |
115 |
|
115 |
|
85 |
|
85 |
|
0 |
|
0 |
|
200 |
0 |
200 |
0 |
||
Física |
0 |
|
0 |
|
0 |
|
0 |
|
100 |
|
100 |
|
100 |
0 |
100 |
0 |
||
Sistemas de Informação |
0 |
0 |
0 |
|
85 |
85 |
170 |
|
115 |
|
115 |
|
200 |
85 |
285 |
0 |
||
Design, com. e audiovisuais |
141 |
141 |
282 |
|
109 |
109 |
218 |
|
75 |
125 |
200 |
|
325 |
375 |
700 |
0 |
||
Técnicas de multimédia |
170 |
170 |
340 |
|
130 |
175 |
305 |
|
175 |
150 |
325 |
|
475 |
495 |
970 |
0 |
||
Projeto e Produção Multimédia |
0 |
|
0 |
|
0 |
|
0 |
|
100 |
100 |
200 |
|
100 |
100 |
200 |
0 |
||
FCT |
|
0 |
|
0 |
|
315 |
|
315 |
315 |
287 |
|
287 |
287 |
602 |
0 |
602 |
602 |
|
Total |
|
1042 |
311 |
1353 |
0 |
1108 |
369 |
1477 |
315 |
1052 |
375 |
1427 |
287 |
3202 |
1055 |
4257 |
602 |