Artes do Espetáculo
Documento com Referencial de Formação - aqui
Perfil de Saída
Criar e interpretar personagens, com recurso às técnicas de corpo e voz, nas diversas áreas do espetáculo, do cinema e da televisão.
Atividades Principais
Investigar, aspetos históricos, sociais, políticos e artísticos relacionados com um/a autor/a, uma corrente artística, um texto ou um espetáculo.
Investigar e interpretar personagens em diversos registos na sua relação com as outras e a sua integração num determinado contexto.
Colaborar no processo de análise de textos e/ou de outros materiais e na construção de um quadro dramatúrgico.
Preparar a interpretação da personagem, podendo efetuar pesquisa de terreno, observando ambientes, ações e o quotidiano de pessoas que tenham similitudes com a personagem a representar.
Aquecer e exercitar o corpo e a voz, assim como executar alguns exercícios de concentração e/ou relaxamento de forma a estar preparado para o trabalho de criação, composição e interpretação.
Efetuar a prova de roupas, adereços e outros elementos pensados para a sua personagem.
Preparar a atuação, caracterizando-se, vestindo-se e concentrando-se no papel a representar.
DISCIPLINAS |
1.º ANO |
2.º ANO |
3.º ANO |
TOTAL |
||||||||
Horas Formação |
Horas Formação |
Horas Formação |
Horas Formação |
|||||||||
Plano Curricular |
Total |
Plano Curricular |
Total |
FCT |
Plano Curricular |
Total |
FCT |
Plano Curricular |
Total |
FCT |
||
Português |
Cidadania e Desenvolvimento |
115 |
115 |
85 |
85 |
0 |
120 |
120 |
0 |
320 |
320 |
0 |
Língua Estrangeira |
115 |
115 |
105 |
105 |
0 |
0 |
0 |
0 |
220 |
220 |
0 |
|
Área de Integração |
115 |
115 |
65 |
65 |
0 |
40 |
40 |
0 |
220 |
220 |
0 |
|
TIC |
100 |
100 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
100 |
100 |
0 |
|
Educação Física |
56 |
56 |
44 |
44 |
0 |
40 |
40 |
0 |
140 |
140 |
0 |
|
História Cultura e Artes |
85 |
85 |
115 |
115 |
0 |
0 |
0 |
0 |
200 |
200 |
0 |
|
Psicologia |
0 |
0 |
85 |
85 |
0 |
115 |
115 |
0 |
200 |
200 |
0 |
|
Dramaturgia |
56 |
56 |
44 |
44 |
0 |
0 |
0 |
0 |
100 |
100 |
0 |
|
Interpretação |
170 |
170 |
124 |
124 |
0 |
206 |
206 |
0 |
500 |
500 |
0 |
|
Movimento |
115 |
115 |
63 |
63 |
0 |
102 |
102 |
0 |
280 |
280 |
0 |
|
Voz |
115 |
115 |
63 |
63 |
0 |
142 |
142 |
0 |
320 |
320 |
0 |
|
FCT |
0 |
0 |
315 |
315 |
315 |
287 |
287 |
287 |
602 |
602 |
602 |
|
Total |
|
1042 |
1042 |
1108 |
1108 |
315 |
1052 |
1052 |
287 |
3202 |
3202 |
602 |