Agrupamento Ginestal Machado apresenta projeto em Málaga na Espanha no âmbito do Erasmus +

O Agrupamento Dr. Ginestal Machado continua a promover desde o início deste ano letivo, 2017/2018, o projeto a nível internacional, intitulado “IDEAS” (I Deserve As a Student: Building New Educational Environments in a Sustainable World) no âmbito do Programa Erasmus + (KA2 - Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas). Este projeto já contou este ano letivo com um encontro internacional na Lituânia (outubro 2017) e segue-se agora um segundo encontro presencial (21 a 27 de janeiro 2018), a decorrer na Escola Coordenadora do Projeto europeu, desta feita em Málaga na Espanha. Este projeto visa duas temáticas: a inovação pedagógica no ensino promovendo o sucesso escolar e o desenvolvimento sustentável a nível ambiental e económico.

Os alunos (Matilde Duarte, João Neves, Duarte Nuno) e professores (Profª. Cristina Ferreira Silva, coordenadora do projeto  e Prof.ª Manuel Lourenço, Diretor) representam o Agrupamento Dr. Ginestal Machado em Málaga. Este encontro tem como finalidade a apresentação da continuidade dos trabalhos no âmbito das medidas adotadas por cada escola parceira no combate ao absentismo, abandono e insucesso escolar, inovação pedagógica nas áreas disciplinares de Ciências Sociais e ainda a apresentação do produto final criado pela empresa em cada escola. O Agrupamento Dr. Ginestal Machado criou um livro sobre os perigos da utilização da internet para alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade. O debate de ideias promovido no final de cada apresentação será rico e produtivo, tendo os alunos que elaborar protocolos com conclusões acerca da inovação pedagógica e da empresa criada por cada escola. Este projeto envolve ainda uma forte componente cultural, pois valoriza o respeito pelas diferentes culturas e o diálogo intercultural.