Agrupamento Dr. Ginestal Machado recebe os alunos do Projeto Europeu IDEAS

O Agrupamento Dr. Ginestal Machado promove neste ano letivo, 2016/2017, um projeto inovador a nível internacional, intitulado “IDEAS” (I Deserve As a Student: Building New Educational Environments in a Sustainable World) no âmbito do Programa Erasmus + (KA2 - Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas).

Este projeto colaborativo conta com a participação de cinco escolas de países europeus (Espanha, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia), nomeadamente: IES Cánovas del Castillo, Istituto d'Istruzione Superiore Patini Liberatore, Vilniaus Pilaites gimnazija, Agrupamento Dr. Ginestal Machado, Colegiul National de Informatica "Tudor Vianu".

O principal objetivo deste projeto é promover a inovação pedagógica combatendo assim o insucesso escolar, uma vez que, a escola de hoje tem de adaptar-se a uma sociedade em permanente mudança, às inovações tecnológicas e ainda preparar o aluno para um mercado de trabalho globalizado. Para alcançar este propósito, vão ser levados a cabo, 5 encontros presenciais, cada um em cada país participante. O primeiro desses encontros foi já realizado nos passados dias 30/01 a 4/02/2017 no Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado. Neste encontro foi focada a necessidade de inovar as práticas pedagógicas e determinar um outro paradigma de ensino. A sala de aula é o local onde a ação se desenrola e por isso, o foco deste projeto são as práticas pedagógicas que conduzirão às competências a adquirir pelos alunos no âmbito linguístico, científico e digital.

Um outro tema abordado por todas as escolas parceiras foi a sustentabilidade ambiental e económica, no âmbito do consumo energético. Os alunos dos vários países participantes discutiram a realidade energética do seu país e estabeleceram um protocolo, no qual se comprometem a realizar medidas efetivas que conduzam a uma eficiência energética. Neste âmbito foi realizada uma visita de estudo ao Parque eólico de Amaral, onde in loco foi possível presenciar a produção de energia elétrica proveniente de uma fonte renovável. Está ainda previsto neste âmbito, a criação de um plano para uma empresa “amiga do ambiente” cujo objetivo será desenvolver o espírito empreendedor, característica essencial num jovem adulto que pretende atingir bons resultados quer a nível pessoal como profissional.

As várias atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo são dirigidas aos alunos do 3.º Ciclo do ensino básico e Ensino secundário, sendo as professoras envolvidas neste projeto, Prof.ª Cristina Ferreira Silva (Coordenadora), Prof.ª Alexandra Forte, Prof.ª Clara Ferreira, Prof.ª Sandra Baptista. Os alunos que participam neste projeto frequentam as turmas do 9.ºE e 9ºD (Mafalda Batalha, Pedro Santos, Matilde Quito), 11.ºB (Duarte Almeida, Mihail Ababii e João Neves), 12.ºD (Beatriz Corceiro, João Almeida, João Baptista, Rodrigo Rosa)e Curso Profissional de Multimédia (João Rosado e Mónica Marona).

Este Encontro Internacional teve ainda o apoio incondicional da Direção do Agrupamento, da colaboração do Projeto da Dieta Mediterrânica (Responsável: Prof.ª Sara Sacramento), do Curso Profissional de Organização de Eventos (Responsáveis: Prof.ª Emilia Rodrigues e Isabel Cordeiro), edp renováveis (Parque eólico de Amaral, Eng. Ricardo Janeiro), da Autarquia de Santarém (Vereadora Inês Barroso e Dr. Alfredo Amante), funcionários da Escola Sec. Dr. Ginestal Machado e Encarregados de Educação.