Comunicado do Diretor

Informamos que amanhã as atividades escolares, na escola do Sacapeito, decorrerão normalmente. No dia de hoje, os alunos/crianças, tiveram de ser retiradas da escola, por razões de segurança. Na hora de início das atividades letivas, cheirando a gás e tendo o sistema de alarme “disparado” por essa razão, foram chamados de imediato os Bombeiros, a Proteção Civil, a PSP, os responsáveis da Autarquia, os técnicos da mesma, da Galp e da empresa de manutenção, assim como um inspetor desta área. Após observação da anomalia, detetado o problema e organizada a intervenção necessária, foi decidido unanimemente, que não estavam reunidas as condições de segurança adequadas ao funcionamento da escola, o que se verificou perto das 11h:00 e que levou de imediato ao contato com as famílias, a fim de poderem ir buscar os alunos/crianças. Acabamos de ser informados pelos serviços da Autarquia, Proteção Civil e Técnico da Empresa de manutenção, que se encontram reunidas as condições de funcionamento da escola, razão pela qual informamos que amanhã as atividades escolares decorrerão normalmente. Contudo, nos próximos dias, pela informação recebida, será realizada uma intervenção no sistema de aquecimento do edifício, que ficará desligado. No entanto o sistema de aquecimento do piso/chão estará a funcionar. As refeições serão confecionadas fora da escola e entregues antes da hora prevista para o almoço. Quaisquer outras questões / informações relativas a aspetos técnicos, deverão ser colocadas à entidade proprietária do edifício e responsável pelo mesmo. Não podemos deixar de registar a pronta resposta de todos os serviços, perante esta emergência, a pronta e adequada resposta por parte dos docentes e não docentes da escola, nos procedimentos que tinham de ser tomados e aplicação das medidas de segurança e evacuação do edifício, assim como a forma organizada e calma, que as famílias tiveram perante esta situação. Este conjunto de atuações, permitiu a gestão dos quase 300 alunos, de forma serena, como se espera em situações de “crise”, tendo os mesmos assumido um comportamento e uma postura que também são de enaltecer. Agradecemos o apoio manifestado por muitos encarregados de educação, assim como a confiança expressa pelo coletivo da comunidade.

O Diretor

António Pina Braz